Rebeca Milena Ribeiro de Souza estava apressada demais. O bebê resolveu não esperar chegar à maternidade e nasceu dentro de um carro por volta das 10h25 da manhã da última sexta-feira, 14, na porta da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – Zona Sul de Macapá.

A mãe, a doméstica Alessandra Ribeiro de Souza, de 32 anos, chegou à unidade médica, de carona, em adiantado trabalho de parto. Ela é moradora do bairro do Zerão, próximo à UPA.

Imediatamente a parturiente ainda dentro do veiculo recebeu os primeiros atendimentos realizados pela equipe médica da UPA, o médico Dr. Franklyn Silva decidiu realizar o corte do cordão umbilical ainda dentro do carro devido a urgência do atendimento. Após isso, mãe e bebê foram levadas para a sala de estabilização, dentro da unidade. Lá, receberam todos os cuidados necessários e medicamentos prescritos.

Após o parto, estabilizadas e fora de risco, a recém-nascida e a puérpera foram transferidas para a maternidade estadual Mãe Luzia, no centro da capital. Rebeca é a terceira filha de Alessandra, que nasceu saudável pesando 3,415 quilos e medindo 44 centímetros. Ambas passam bem.

Dona Maria Hercília de Souza Ribeiro, avó de Rebeca, muito apreensiva, acompanhou todo o procedimento bem de perto. “A UPA foi o local mais perto que encontramos para minha filha ser socorrida. Estou muito feliz, pois aqui fomos bem atendidas, graças a Deus”, observou.

Destacamos que a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul de Macapá não é referência para esse tipo de atendimento. Em caso de contrações, a gestante deve procurar atendimento em uma maternidade.

Pular para o conteúdo