O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) é uma unidade de alta e média complexidade em urgência e emergência que tem como foco o atendimento em traumatologia. Realiza o atendimento de pacientes dos 28 municípios da Região Sudoeste de Goiás, cuja população estimada é de 657 mil habitantes. Desde o dia 12 de dezembro de 2017, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) é o responsável pela sua gestão. Uma Unidade que, de acordo com os dados do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, conta com a aprovação de 98% dos pacientes.

A parceria firmada entre Secretaria de Saúde de Goiás (SES) e o IBGH já trouxe melhorias com a meta de desenvolvimento contínuo para melhor atender aos usuários de forma humanizada. Segundo Heleno Vitor, gerente administrativo, as melhorias do último ano podem ser notadas pelas próprias estatísticas da Unidade, que teve um aumento de 12% no número de altas e internações em relação ao mesmo período no ano passado. “Também houve um crescimento de 16% na rotatividade dos leitos de UTIs e no número de cirurgias realizadas”, pontua.

Além do aumento do número de atendimentos, houve a ativação de novos leitos, reestruturação da diretoria e da equipe médica e estruturação de aparelhos como de raio X, arco cirúrgico, ultrassom, desfibriladores e mesas cirúrgicas. Houve ainda a aquisição de novos equipamentos, que já estão sendo instalados, modernizando assim a assistência ao usuário.

 

Satisfação dos usuários

Todo esse foco pode ser percebido através da satisfação dos pacientes assistidos pela Unidade. Amaro Neto, que está há um ano e oito meses em tratamento por conta de um acidente de moto, conta que é bem cuidado sempre que necessita fazer algum retorno. “O atendimento é excelente. Os médicos são muito bons profissionais; os enfermeiros, todos estão me atendendo bem”, comemorou.

Para o próximo ano, a expectativa dos colaboradores é de que as melhoras sigam avançando. “Eu desejo sucesso total, porque o sucesso da Unidade é o nosso sucesso direto”, afirmou Giselly Baracho, que após dois anos e meio no HURSO, conquistou durante a gestão do IBGH uma promoção de cargo a assistente da diretoria.

 

Responsabilidade Social

Durante o último ano o HURSO realizou diversas ações voltadas aos colaboradores, pacientes, acompanhantes e a sociedade em geral. Foram diversas palestras, treinamentos, campanhas de conscientização e instruções.
Entre os destaques está o evento “Saúde no Pátio”, que ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. No dia foram atendidos em torno de 100 colaboradores, visitantes e acompanhantes. Foram realizadas, gratuitamente, avaliações dos valores da pressão arterial, do nível de glicemia e da medida da circunferência abdominal, além de exercícios de ginástica laboral.

Outro evento que mobilizou todos os colaboradores do HURSO foi a campanha de arrecadação de brinquedos para o mês das crianças. Idealizada pelo setor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), e com o objetivo de ajudar e estreitar os laços com a comunidade e a população local, foram arrecadados brinquedos, roupas, fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene infantil para presentear meninos e meninas atendidos pela Creche Maria Sebastiana da Silva – Dona Guri. Ao total foram mais de 300 doações recolhidas, batendo o recorde estipulado pela direção do Hospital.

 

Planos para o futuro

Para o próximo ano, o foco continua sendo a constante melhoria, priorizando sempre o atendimento humanizado aos pacientes e o bem-estar dos funcionários. De acordo com Heleno, já está em andamento a reformulação da estrutura de gestão da unidade, o desenvolvimento permanente dos colaboradores através de treinamentos e cursos, melhoria estrutural e nova comunicação visual.

A meta central, no entanto, é a Acreditação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação que certifica que os processos do Hospital estão em cumprimento com as normas internacionais de segurança dos pacientes.

 

Sobre o HURSO

O HURSO conta com uma equipe técnica formada por profissionais na área de anestesia, bucomaxilofacial, cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, cirurgia torácica, cirurgia vascular, radiologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, urologia, medicina intensiva adulto e medicina intensiva pediátrica.

Possui ainda um quadro multi-assistencial, composto por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros que realizam visitas diárias nos leitos da unidade, verificando as necessidades particulares de cada paciente, trabalhando assim de forma integrada visando os tratamentos mais adequados aos internos.

Além da equipe assistencial, o HURSO possui seus departamentos administrativos, que garantem o funcionamento pleno do hospital, sendo eles Serviço de Higienização e Limpeza, Serviço de Processamento de Roupas, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Núcleo de Educação Permanente, Qualidade, Comunicação, Farmácia, Serviço de Nutrição e Dietética, Tecnologia da Informação, Faturamento, Processos, Recepção, Portaria, Vigilância, Patrimônio, Transporte, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Manutenção, Engenharia Clínica e Suprimentos.