A equipe do IBGH recebeu no dia 23 de outubro a visita do odontólogo Marcelo Daltro, que falou sobre uma questão de saúde importante, mas pouco discutida, a saúde bucal. A palestra abordou dois dos problemas mais comuns quando o assunto é boca: bruxismo e câncer.

Bruxismo é o ranger de dentes e tem alta incidência na população. 7 em cada 10 pessoas no mundo sofrem com esse mal. Conforme Marcelo Daltro, trata-se de um problema de origem emocional agravado pelo ritmo de vida e pressões socioeconômicas. Isso leva às pessoas a descarregarem essa tensão na boca, gerando desgaste nos dentes, dores de cabeça e musculares e problemas de sono.

Os desgastes modificam a anatomia dentária e os dentes começam a perder a proteção, tornando-se quebradiços. “É um problema mundial que a população sofre hoje”, ressalta. Marcelo Daltro falou ainda sobre como se prevenir e identificar esse problema. “O desgaste também atinge o aspecto estético, mas há formas de verificar e tratar o bruxismo, assim como a reabilitação do sorriso”, continua.

Câncer

O câncer bucal é uma doença grave e pouco abordada nas campanhas de saúde. É um tipo de câncer que possui alta incidência, sobretudo em homens acima de 40 anos. Marcelo Daltro explica que outros agravantes são consumo excessivo de bebida alcoólica, o tabagismo e profissões em ambientes insalubres com a presença de micropartículas sólidas, como amianto.

“Muitas vezes, os pacientes negligenciam a prevenção e o tratamento. A visita ao dentista com o foco preventivo tem bons resultados ao antecipar a detecção do câncer bucal”, alerta. Ainda conforme o profissional, alguns tipos de câncer podem ser retirados por meio de cirurgia, mas outros só pode ser tratados com quimioterapia e radioterapia. “Operações bucais em alguns casos causariam deformação facial. É preciso falar sobre isso e alertar sobre a importância da prevenção”, afirma.

Pular para o conteúdo