Todos os anos, o mês de janeiro é utilizado para a realização de campanhas de conscientização a respeito da importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Criado em 2014, a campanha Janeiro Branco quebra o tabu do acompanhamento psicológico em casos de necessidade ressaltando a relevância de manter o equilíbrio físico e mental.

Pensando nisso, a psicóloga do Hospital de Urgências do Sudoeste Goiano (HURSO) Lorrayne Cristina Nunes faz um alerta. Segundo ela, a saúde mental engloba todos os aspectos que o ser humano vive, desde a vida pessoal, profissional e também a vida social. Dessa forma, quanto maior o conhecimento sobre a própria mente e sobre a importância de seu bem-estar mental, maior a facilidade em lidar com situações estressantes do cotidiano.
“Se você sabe o quanto um problema interfere na sua vida, vai saber lidar melhor com isso e buscar ajuda quando necessário”, explica.

 

Emocional em casos de internação

No ambiente hospitalar também há essa preocupação com pacientes internados devido a situação frágil que se encontram. A assistência é realizada com terapia breve focal, visando o enfrentamento positivo e a adaptação com a internação. “O acompanhamento é voltado para as questões do adoecimento. Nós focamos o diálogo para abordar a todos os aspectos da internação, trabalhando as vivencias hospitalares do paciente”, afirma Lorrayne.

No HURSO há a oferta de ajuda psicológica para usuários e também acompanhantes. A indicação é feita através de prescrição médica, da equipe de assistência social, do corpo de enfermagem ou através do pedido do próprio paciente. São desenvolvidas atividades e é aberto uma rotina de diálogos para tornar o ambiente hospitalar o mais confortável possível para aqueles em tratamento.

Pular para o conteúdo