O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) desenvolveu um trabalho com seus colaboradores no sentido de promover a Gestão por Processos. O objetivo é fazer com que cada colaborador se sinta integrado e agente ativo em um contexto amplo de gestão em saúde pública. Para isso, todo um trabalho vem sendo realizado no sentido de incentivar os colaboradores a desenvolver as diretrizes do Instituto orientadas para a gestão por processos.

Juntamente com encontros e reuniões voltadas para o conhecimento da história e do funcionamento dos mecanismos da gestão em saúde, a campanha também desenvolve as características e potencialidades dos colaboradores, tanto no âmbito individual quanto no relacionamento em grupo.

Uma estratégia de integração e desenvolvimento foi feita a partir da saga Vingadores, cujo último filme está em cartaz nos cinemas. A ideia foi conectar as diversas características dos personagens do filme da Marvel com os perfis de desempenho dos colaboradores.

Da tela para a vida real

No dia 10 de maio, os colaboradores do IGBH foram juntos assistir ao filme Vingadores – Ultimato. Um quizz foi aplicado com a intenção de conectar as diversas características desses personagens com os perfis e desempenho dos colaborares no processo de gestão do IBGH. Com o resultado, cada colaborador foi homenageado com um porta-retrato com a imagem do herói com o qual mais se assemelha.

O quizz e o filme foram os pontos de partida para se discutir assuntos como colaboração no ambiente de trabalho; responsabilidade; comprometimento; excelência; e a importância de cada um para o bom trabalho em equipe.

Evolução e continuidade

A iniciativa Vingadores é apenas uma parte de todo um trabalho desenvolvido pelo IBGH na Gestão por Processos. Ao longo dos meses uma série de palestras e treinamentos serão realizados. São temas como mudança de hábitos; razões para realizar a mudança de cultura em uma organização; colaboração no ambiente de trabalho; e ferramentas de qualidade.

Para o Coordenador de Monitoramento, Controle e Avaliação do IBGH, José Diogo Ferreira de Melo, o mais interessante do trabalho é fazer com que todos se sintam agentes atuantes dentro dos processos do Instituto. “O filme traz a luta dos heróis contra um vilão, o que nos faz pensar acerca dos obstáculos que devemos ultrapassar para alcançar os objetivos no trabalho”, compara.

Diretor geral do IBGH, Nasser Tannus, explica que a campanha já teve algumas etapas concluídas. “A campanha tem duração de seis meses, desde a sua apresentação aos colaboradores, passando pelo trabalho de identificação de potencialidades por meio do cinema e a integração do grupo, aproveitando o gancho que o momento nos proporcionou para desenvolver o trabalho em equipe para melhorar os processos de trabalho”, pontua. A próxima etapa, diz, é o treinamento em gestão por processos. A conclusão será a construção do escritório de processos do IBGH. “Este será o fechamento de um trabalho com foco na qualidade e integração das pessoas, para que os processos de gestão tenham sucesso total”, resume.

Pular para o conteúdo