O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, em parceria com os acadêmicos da Liga de Neurologia e Neurocirurgia – LANNA do Centro Universitário ITPAC promoveu uma palestra educativa para os colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína. Abordando sobre a Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, o encontro fez parte da Campanha Fevereiro Roxo.

“O objetivo foi alertar e conscientizar os colaboradores sobre a importância de estar atento aos sintomas dessas doenças, que infelizmente são incuráveis. Por ser um assunto pouco falado, muitas pessoas nem sabem que essas enfermidades existem”, pontuou a Analista do Núcleo de Educação Permanente do HMA, Síntia Barros.

Durante a palestra, foram abordados aspectos das doenças, como identificar os sintomas e tratamentos para diminuir o desconforto causado.

Francisco Silva, do 7º período de Medicina e presidente da Liga, explicou que é fundamental diagnosticar precocemente. “Saber antes quando uma dessas enfermidades atingiu o paciente auxilia na prevenção da evolução delas. Embora incuráveis, é possível atrasar o aparecimento de mais sintomas”, destacou.

“Para nós que trabalhamos na área hospitalar, é de extrema importância conhecer mais sobre doenças e formas de tratamento. Isso porque vamos poder agir da maneira correta”, finalizou o coordenador de transporte do HMA, Cícero Lima.

Fotos: João Neto